Dicas para tornar seu tempo em casa mais proveitoso

Nossa condição atual é estarmos dentro de nossas casas, saindo o mínimo possível, com crianças, trabalho e demandas domésticas.

A quarentena começou há aproximadamente uma semana e é natural que ainda estejamos nos acostumando com ela. A nós, nos resta acolher o momento desértico que estamos vivendo e, aos poucos (sem pressa), dar uma direção para tudo isso e assim continuarmos a construção do nosso movimento no mundo.

Conciliar trabalho, filhos e relacionamentos faz parte da missão do Vilarejo. Pensando nisso, organizamos algumas dicas práticas para tornar seu home office mais produtivo e o tempo em casa mais proveitoso:

🔸 Tudo começa com a organização. Prepare seu espaço de trabalho ou ambiente na casa como um ritual. Lá coloque somente os itens necessários de trabalho para não sobrecarregar, componha também com objetos, plantas e adereços que te lembre das coisas que você gosta, lugares visitados e suas memórias afetivas;

🔸 Mantenha esse ambiente limpo e iluminado com a luz do dia;

🔸 Crie uma rotina de atividades, sem se prender necessariamente a horários e sim a uma sequência que harmonize o seu dia. Determine um tempo para trabalhar diariamente. Se não der certo de primeira, tudo bem!

🔸 Tire um tempo para dedicar uma atenção plena aos filhos. A privação das saídas e das atividades também mexem muito com eles. Nesses momentos de sensibilidade é natural que eles exijam mais dos pais que é quem organizam o seu mundo interno até que eles tenham a capacidade para fazer isso;

🔸 Faça um cronograma das atividades que precisam ser realizadas. Incluindo trabalho, casa e as atividades com as crianças. Tudo dentro do real e possível, sem metas exorbitantes e atividades impossíveis de serem humanamente realizadas;

home office com crianças

🔸 Envolva as crianças nas atividades domésticas, como cozinhar, limpar e organizar a casa. Você pode programar um cronograma para as crianças enquanto trabalha, mas lembrem-se que se tratando de filhos os planos quase sempre mudam a todo instante. Não seja rígida com você, não se prenda a programas pedagógicos o tempo todo, tudo bem as crianças ficarem sem fazer nada e experimentarem o tédio ou chamado ócio criativo.

🔸 Durante o trabalho ou os cuidados faça intervalos para perambular, respirar, esticar as pernas. Estar em casa, cuidar o tempo todo e o cenário atual do mundo é extremamente cansativo.

🔸 É muito importante cuidar de quem cuida, então, lembrem-se de alimentar sua própria alma com hábitos que te inspirem, como ouvir uma música que você gosta, rir, descontrair, meditar, tomar um café e por que não experimentar (um tantinho) de ócio.

🔸 Tome cuidado com as informações que você acessa. A uma enxurrada de informações que podem comprometer nossa saúde mental nesse tempo de isolamento social, então faça um filtro e respeite ele;

🔸 Descanse e se acolha. Se seu planejamento do dia não foi plenamente executado, tudo bem. Estamos aprendendo e nos adaptando a essa nova lógica. Amanhã será um novo dia!

Deixe um comentário